← Back Published on

Conheça 18 livros de investimentos para iniciantes


Os melhores livros de investimentos para iniciantes podem representar um trampolim para quem deseja escalar no mundo dos negócios.

Para quem deseja começar a investir, existem muitas formas de entender esse mercado. O Angels Investor Club indica os livros como uma boa opção, pois ampliam nossa perspectiva sobre o assunto. Ao possibilitar conhecimento teórico sobre o mundo das finanças, uma boa obra literária é capaz de transformar um curioso sobre o mercado financeiro em alguém com alguma base para compreender temas relacionados ao mercado financeiro, com mais facilidade e fluidez.

São muitas as opções de leituras nessa área, desde dicas sobre investimentos na bolsa, até guia sobre o mercado de investidores anjo, por exemplo. É possível encontrar dicas para escolher as aplicações, ampliar seu patrimônio e multiplicar seus resultados.

Ler livros com conteúdo consistente é um bom começo, para obter embasamento teórico e tomar decisões assertivas. Para lhe impulsionar no caminho dos melhores investimentos, selecionamos 18 livros inspiradores. Eles podem representar seu primeiro passo rumo a negócios rentáveis, com baixos riscos e possibilidades de retorno expressivo. Confira:

1 - O investidor inteligente - Benjamin Graham

Os requisitos do autor, informações importantes e como elas podem ajudar no entendimento da dinâmica do mercado para gerenciar os investimentos. Para o autor, quem adquire ações de companhias com boa saúde financeira, para lucrar no horizonte de longo prazo, é um verdadeiro investidor e pode ter reais vantagens.

Se você quer saber como começar a investir e ter excelentes resultados, continue lendo este post e descubra.

2 - Investidor Anjo: Guia prático para empreendedores e investidores - Cassio Spina

Este livro apresenta um conceito americano de investimento e empreendedorismo que vem dando muito certo no Brasil, com resultados promissores. O investidor anjo é uma pessoa que investe dinheiro próprio em startups com alto potencial de crescimento, de diferentes áreas. Além de financiar esses negócios, os investidores, consultorias, clientes, fornecedores e parceiros e fazem o negócios crescer, valorizar e render muito. É dos livros mais recomendados para quem deseja investir.

3 - Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki

Este é um grande clássico que ajuda no entendimento de como fazer o dinheiro trabalhar para você. Com referências da própria trajetória familiar, o autor traz reflexões sobre a importância da educação financeira e como administrar ativos e passivos e não dependentes somente de um único trabalho. É um livro fácil de compreender e já vendeu mais de 32 milhões de cópias em 100 países diferentes. Continue lendo o post, pois ainda temos muitos livros interessantes para indicar para você que deseja investir.

4. Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett - Mary Buffett e David Clark

É um bom livro para investidores iniciantes, abordando as estratégias de Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo. Dividida em duas partes, uma obra aborda os primeiros passos em investimentos até dicas mais avançadas e onde investir.

5. Os segredos da mente milionária - T. Harv Eker

É uma literatura bastante atribuída para ampliar a mente de quem está iniciando no mercado de investimentos. Traz ferramentas para substituir a mentalidade destrutiva que compromete as finanças, mostrando a diferença na forma de pensar das pessoas bem sucedidas.

Está gostando das dicas? Então segue lendo o post que estamos só na metade, ainda temos mais 5 dicas de leitura para você começar a investir e ter sucesso.

6. Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett - Mark Tier

Olha aí, mais um livro sobre o cara! Esta obra é fundamentalada em princípios adotados por grandes investidores, abordando a trajetória deles e identificando os segredos por trás da conquista do patrimônio a partir dos investimentos.

7. Me poupe !: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso - Nathalia Arcuri

Com uma abordagem didática, Nathalia Arcuri ensina dicas práticas para encontrar os melhores investimentos. Também ensina a economizar, mudar hábitos nocivos e identificar crenças que limitam a prosperidade financeira.

8. O homem mais rico da Babilônia - George S. Clason

Trata-se de um guia para resolver problemas financeiros e multiplicar os recursos financeiros. Com base em programa do antigo povo da rica cidade da Babilônia, o autor de demonstração como prevenir a falta de dinheiro, fazer boas reservas e economizar.

9. Finanças comportamentais - Aquiles Mosca

Este livro explica como o comportamento pode interferir, de forma positiva ou negativa, nas finanças. De forma simples atitude, o autor detalha estudos sobre comportamento, demonstrando como cada pode prejudicar ou beneficiário o investidor na busca por aumentar seu patrimônio ou ampliar seus ganhos.

10. Dicas e Desabafos de um Investidor Anjo - Ricardo Guimarães (Autor)

Este livro é encontrado também em formato ebook .

Escrito por um empreendedor que se define como “investidor anjo”, visa ajudar o empreendedor que precisa prospectar bons investidores anjos para escalar sua startup. O autor lista algumas das dicas mais valiosas que gostaria de receber antes de se tornar investidor.

O objetivo da obra é fomentar estas iniciativas de empreendimentos e estimular novos e bons empreendedores.

11- Iludidos pelo Acaso - Nassim N. Taleb

Este livro faz uma reflexão para o que consideramos acaso, além de falar sobre influências equivocadas nas nossas decisões. Fala sobre a importância de aprender não somente com os que alcançam o sucesso, mas com a experiência de quem perdeu.

Ao abordar de forma racional o motivo pelo qual os ricos ficam ricos, o autor chama atenção para eventos aleatórios no caminho dessas pessoas e que fizeram toda a diferença, muito além de receitas ou estratégias milagrosas.

Taleb faz analogias provocantes e convida a refletir sobre as atitudes que fazem certas pessoas alcançarem o sucesso e outras, com a mesma mesma, experimentam total fracasso. Para o autor, não devemos olhar somente para os ricos e seus hábitos, mas para a amostra de pessoas fez como as coisas e quantos tiveram sucesso.

Nesta obra Taleb, mostra que somos sim influenciados pelo acaso, mas ele não é único elemento que influencia em nosso sucesso. Ele aponta o caminho para usar o acaso como nosso favor, para nos expormos a grandes ganhos sem se ter grandes perdas. É justamente o que ele aponta como um dos segredos dos grandes investidores.

13 - A Bola de Neve - Warren Buffett

O livro A Bola de Neve, de Warren Buffett, é praticamente uma biografia de um dos melhores e mais conhecidos investidores do mundo: Warren Buffett, desde sua infância. Fala da aprendizagem e das inspirações de Buffett, que construiu seu patrimônio empreendendo e investindo desde criança. Aos 11 anos ele comprou suas primeiras ações por US $ 38 cada, e elas logo subiram para US $ 40. Com isso ele decidiu vender suas ações. E essa foi uma decisão da qual ele se arrependeu amargamente, pois pouco tempo depois, pois essas ações chegaram a ser negociadas por $ 200. Então, além de selecionar bons negócios, ele aprendeu posteriormente que é necessário ter paciência e focar no longo prazo.

14 - CRASH: Uma breve história da economia - Alexandre Versignassi

Nessa obra, o autor nos relata uma trajetória incrível pela história da economia, desde o Mundo Antigo até os tempos atuais. Assim, você descobrirá como se deu a criação do dinheiro e quais objetos já foram usados ​​para esse objetivo, como sal, moedas de cobre e outros, até a chegada do dinheiro do papel e da criação das contas bancárias. Essa é uma viagem no tempo na história do dinheiro e é uma leitura muito instrutiva para quem gosta de finanças e de investimentos.

15 - Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde - Décio Bazin

Este é um clássico nacional sobre investimentos, de autoria do jornalista e investidor Décio Bazin. Neste livro, o jornalista traz relatos sobre como funcionava no mercado nas décadas de 1960 e 1990, além de apresentar o método usado por Décio para suas aplicações. Dando um spoiler, basicamente uma “fórmula” que Décio usava para escolher uma ação eram:

A empresa Deveria ter um Dividend Yield (rentabilidade de dividendos pagos pela empresa, anualizado) maior que 6%; ter dívidas e não deveria estar envolvida em escândalos.

16 - Dominando Ciclos de Mercado - Howard Marks

Como o próprio nome já diz, o livro fala sobre ciclos econômicos, entendimento tão importante para melhores performances e aproveitamento dos movimentos do mercado a favor de cada negócio.

A obra traz, à luz do conhecimento, alguns conceitos importantes para medir a temperatura do mercado e ajustar a exposição do negócio a riscos.

17 - O Desafio dos Deuses: A Fascinante História do Risco - Peter L. Bernstein

Essa obra aborda questões relativas aos riscos e tomada de decisão nos investimentos, através do relato de uma aventura intelectual que libertou a humanidade dos oráculos e adivinhos. Sendo assim, o livro esclarece conceitos, exemplos e tomada de decisões racionais ou não. É uma leitura importante para compreender a importância de administrar riscos.

18 - Mercados Financeiros Fora de Controle - Benoit Mandelbrot

O livro Mercados Financeiros Fora de Controle aborda as questões do mercado financeiro após uma década turbulenta de altas. O autor considera que o mercado oferece aos investidores uma teoria econômica com muitos pressupostos mal baseados, usuários enganosas e matemática muito sofisticada.

Gostou das dicas de livros? Então, se você deseja começar a investir, escolha suas leituras preferidas e cosmético hoje mesmo a construir sua base de conhecimento sobre o assunto.

Espero ter lhe ajudado com as dicas, tenho certeza que depois de ler algumas pessoas disponíveis mais preparado para investir com boas possibilidades de obter sucesso!